Inteligência artificial no Office — 5 formas de a utilizar

A inteligência artificial (IA) é uma das principais tendências tecnológicas da atualidade, que está a transformar a forma como as empresas trabalham e competem.

A IA consiste em sistemas computacionais que podem aprender, raciocinar e resolver problemas de forma autónoma ou em colaboração com os humanos.

A IA pode trazer diversos benefícios para as empresas, como aumentar a produtividade, a criatividade, a eficiência e a personalização. 

5 formas de usar inteligência artifical nas empresas

Neste artigo, vamos apresentar 5 formas de utilizar a inteligência artificial no Office que o podem ajudar a trabalhar de forma mais inteligente, rápida e inovadora. 

1. Escrever documentos com o Word

O Word é uma das aplicações mais usadas do Office, que permite criar e editar documentos de texto de forma fácil e intuitiva. Com a IA, o Word pode ajudar a escrever documentos melhores, mais claros e mais persuasivos. 

Algumas das funcionalidades de IA do Word são: 

  • Editor: um assistente de escrita que verifica a ortografia, a gramática, o estilo e a clareza do texto, e sugere melhorias e correções. O Editor também pode verificar a inclusão e a sensibilidade do texto, e evitar o uso de termos ofensivos ou preconceituosos. 
  • Ideias: um recurso que oferece sugestões de conteúdo, estrutura e design para o seu documento, baseado no seu objetivo e no seu público-alvo. As ideias podem ajudar a encontrar informações relevantes na web, a organizar o texto em seções e tópicos, e a escolher o melhor layout e as melhores imagens para o documento. 
  • Copilot: um recurso que usa a IA generativa para criar conteúdo original e personalizado para o seu documento, a partir de um breve resumo ou de uma pergunta. O Copilot pode ajudar a escrever artigos, ensaios, relatórios, cartas, e-mails e muito mais, usando as suas próprias palavras e conhecimentos. 

2. Criar apresentações com o PowerPoint

O PowerPoint é uma aplicação que permite criar e exibir apresentações de slides de forma profissional e criativa. Com a IA, o PowerPoint pode ajudar a criar apresentações mais impactantes, dinâmicas e interativas. 

Algumas das funcionalidades de IA do PowerPoint são: 

  • Designer: um recurso que sugere ideias de design para os seus slides, baseado no conteúdo que inseriu. O Designer pode ajudar a escolher o melhor tema, o melhor esquema de cores, as melhores fontes, as melhores imagens e os melhores ícones para a sua apresentação. 
  • Transcrição: um recurso que transcreve o áudio da sua apresentação em tempo real, e exibe as legendas no ecrã. A transcrição pode ajudar a tornar a sua apresentação mais acessível e inclusiva para pessoas com deficiência auditiva ou que falam outro idioma. 
  • Tradução: um recurso que traduz o texto e o áudio da sua apresentação para outro idioma, e exibe as legendas no ecrã. A tradução pode ajudar a alcançar um público mais amplo e diverso, e a comunicar a sua mensagem de forma eficaz em diferentes contextos culturais. 

3. Inteligência Artifical para analisar dados com o Excel

O Excel é uma aplicação que permite criar e manipular tabelas de dados de forma prática e versátil. Com a IA, o Excel pode ajudar a analisar dados de forma mais rápida, precisa e profunda. 

Algumas das funcionalidades de IA do Excel são: 

  • Tipos de dados: um recurso que reconhece e categoriza os dados que inseriu numa tabela, e adiciona informações adicionais sobre eles. Por exemplo, se inserir o nome de uma cidade, o Excel pode adicionar o seu país, a sua população, o seu clima, etc. Os tipos de dados podem ajudar a enriquecer os seus dados e a obter insights mais completos sobre eles. 
  • Ideias: um recurso que oferece sugestões de análise, gráficos e tabelas para os seus dados, baseado no que quer saber sobre eles. As deias podem ajudar a encontrar tendências, padrões, correlações e outliers nos dados, e a visualizá-los de forma clara e atraente. 
  • Fórmulas: um recurso que usa a IA para criar fórmulas personalizadas para os seus dados, a partir de uma pergunta em linguagem natural. Por exemplo, se perguntar “Qual é a média de vendas por região?”, o Excel pode criar uma fórmula que calcula esse valor automaticamente. As fórmulas podem ajudar a obter respostas rápidas e precisas para as suas perguntas sobre os seus dados. 

4. Colaborar com o Teams

O Teams é uma aplicação que permite comunicar e colaborar com outras pessoas de forma online e integrada. Com a IA, o Teams pode ajudar a melhorar a sua experiência de trabalho remoto, a sua produtividade e a sua segurança. 

Algumas das funcionalidades de IA do Teams são: 

  • Reuniões inteligentes: um recurso que usa a IA para otimizar as suas reuniões online, oferecendo recursos como: agendamento automático, transcrição e tradução em tempo real, gravação e compartilhamento de áudio e vídeo, anotações e ações, efeitos de fundo e filtros de vídeo, e muito mais. As reuniões inteligentes podem ajudar a economizar tempo, a aumentar a participação e a interação, e a evitar distrações e ruídos. 
  • Chatbots: um recurso que usa a IA para criar assistentes virtuais que podem interagir consigo e com os seus colegas de trabalho, por meio de mensagens de texto ou de voz. Os chatbots podem ajudar a realizar tarefas simples e rotineiras, como verificar o seu calendário, o seu e-mail, o seu saldo, etc. Os chatbots também podem fornecer informações úteis e relevantes, como notícias, previsão do tempo, dicas de saúde, etc. 
  • Segurança e conformidade: um recurso que usa a IA para proteger os seus dados e as suas comunicações, por meio de recursos como: criptografia, autenticação, deteção de ameaças, prevenção de perda de dados, gestão de dispositivos, políticas de privacidade, etc. A segurança e a conformidade podem ajudar a evitar riscos, violações e multas, e a garantir a confiança e a reputação da sua empresa. 

5. Pesquisar com o Bing

O Bing é um serviço de busca na web que permite encontrar informações sobre qualquer assunto de forma rápida e fácil. Com a IA, o Bing pode te ajudar a pesquisar de forma mais inteligente, personalizada e interativa. 

Algumas das funcionalidades de IA do Bing são: 

  • Pesquisa semântica: um recurso que usa a IA para entender o significado e o contexto das suas consultas, e para fornecer resultados mais relevantes e precisos. A pesquisa semântica pode ajudar a encontrar respostas diretas, fatos, definições, imagens, vídeos, mapas, etc. A pesquisa semântica também pode ajudar a fazer perguntas em linguagem natural, e a obter respostas em linguagem natural. 
  • Pesquisa personalizada: um recurso que usa a IA para adaptar os resultados da sua pesquisa aos seus interesses, preferências e comportamentos. A pesquisa personalizada pode ajudar a encontrar conteúdos mais adequados ao seu perfil, como notícias, artigos, produtos, serviços, etc. A pesquisa personalizada também pode ajudar a receber recomendações e sugestões baseadas no seu histórico de pesquisa, no seu local, no seu horário, etc. 
  • Pesquisa interativa: um recurso que usa a IA para tornar a sua pesquisa mais dinâmica e divertida. 

Neste momento, O Copilot tem uma versão paga que é subscrita para cada utilizador, mas também pode testar algumas das funcionalidades na versão gratuita. 

Já está a utilizar a inteligência artificial para facilitar a gestão da sua empresa? 

Nota: Este artigo foi escrito com o auxílio do Copilot 😉