Skip to content

SmartTaxFree (Sage50c)

Requisitos mínimos: #

  • .NET Framework 4.7.2
  • Base de dados em SQL Server 2014 ou superior (nao suporta ligação por windows autentication)
  • Sage 2021 ou superior

Introdução #

O Tax Free refere-se à isenção parcial do IVA nas compras realizadas por viajantes residentes fora da União Europeia. Qualquer residente fora da União Europeia, mesmo com nacionalidade portuguesa, pode reclamar a devolução parcial do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

O montante mínimo para que seja possível pedir tal alívio fiscal é de 50€ + IVA conforme informa a Autoridade Tributária Aduaneira. Existem certas limitações tais como a hotelaria, restauração ou alugueres são exemplos de compras e serviços dos quais não é possível reclamar o retorno parcial do IVA.

Manual de instalação #

  1. Executar o setup de .exe (sempre como administrador)
  2. Configurar o Sage
    • Abrir o BackOffice do Sage > Clicar no botão do menu > Clicar no botão “Personalização” > Clicar no botão “Parametrizações funcionais”
    • Ao abrir a janela dos “Parâmetros”, clicar no botão “Integração de Dados”. 
    • No sub-menu “Extensibilidade” preencher o campo “Ponto de entrada para a classe ISageExtender:” com o seguinte texto sem aspas. “sage-etaxfree-50c
    • Alterar a opção “Carrega o módulo da extensibilidade em:” para a adequada.
    • Deve agora clicar no botão “Fechar e gravar” e reiniciar o Sage como administrador para completar a instalação da extensibilidade.
    • A primeira vez que iniciar o Sage deve introduzir a licença previamente fornecida na janela pop-up que lhe irá aparecer.

Manual de configuração #

A extensibilidade foi desenvolvida com o foco de ser simples e intuitiva, no entanto abaixo pode encontrar as descrições das funcionalidades e quando as utilizar. Para efectuar a configuração da extensibilidade deve chamar a função “etaxfreeconfig”. A seguinte janela irá abrir:

Pode optar por activar pela classificação geral de artigos em que todos os artigos serão enviados com a mesma classificação ou pode ainda definir a classificação em cada familia. Se a classificação geral estiver activa irá prevalecer sobre a configuração das familias.

A classificação dos artigos exigida pela AT é feita em “Tabelas gerais > Gestão de artigos > Familias de artigos”.

Cada família que tenha artigos para e-TaxFree deve estar preenchida com a classificação em “Outros dados > Campos definíveis > 10.”, se a classificação geral não estiver activa. (deverá ser indicado sempre no ultimo nível de família e não na família “PAI“)

No fim do manual pode encontrar a tabela com as respetivas classificações.

Quanto aos artigos elegíveis, estes devem de ser do tipo “Normal”, “Composto/Conjunto”, “Composto/Fabricado” ou “Composto/Associado”.

Relativamente aos números de série dos produtos, a extensibilidade irá buscar o primeiro valor que seja dispensado em unidade. Por exemplo se o campo 1 for um lote e o campo dois um número de serie, a extensibilidade irá ignorar o lote e apanhar o valor do número de serie.  

Se pretender o uso da caução, o artigo deve ser previamente criado. Abaixo segue o exemplo de um artigo de caução.

Existe a possibilidade de utilizar os dados guardados na emissão de um Tax Free através dos relatórios se decidir activar a opção na janela de configurações.

Manual de utilização #

Emissão

A função para a emissão é adicionada pela extensibilidade, e é chamada “etaxfree”. 

Se o cliente decidir que pretende a emissão do Tax Free após a fatura ser emitida, o operador deve anular o documento anteriormente emitido e deve ser usada a função “etaxfree”. 

Anulação

Se o operador anular um documento no Sage na qual tenha um Tax Free associado, o Tax Free será anulado também.

Ainda no caso de o operador efetuar uma nota de crédito que contenha produtos que tenham documentos Tax Free emitidos, os Tax Free’s desses mesmos documentos serão anulados na totalidade.

REEIMPRESSAO

aso necessite imprimir o ultimo ticket gerado deverá usar a função etaxfreeprint

Tabela de códigos de produtos da AT

Configuração de teclas de função